Pessoas influêntes negras
É clara a diferença de modelos brancos para negros em uma passarela ou em revistas de moda. Mas o que acontece? Para começar a discutir esse assunto, vamos analisar uma pesquisa publicada no site "O Globo": "O que você acha: Não existem modelos negros suficientes, a imagem do negro não "vende", o preconceito e o racismo são mais fortes ou o negro não tem poder de compra suficiente? Resultado da enquete: Qual o maior problema no mercado de moda para o negro? Não existem modelos suficientes: 3 votos (8%)A imagem do negro não vende: 0 voto (0%)O preconceito e o racismo são mais fortes: 32 votos (88%)O negro não tem poder de compra suficiente: 2 votos (5%)Mesmo que o número de participantes da pesquisa não foi muito, ele expressa uma diferença significante na opinião pública, onde 88% dos entrevistados opinaram que o preconceito e o racismo são os fatores mais fortes para a exclusão de modelos negros, desde antigamente até a atualidade. Sendo, só 8% pela inexistência de modelos negros - o que outros dados afirmam, que para 1000 modelos de etnia branca existe, apenas, 10 modelos de etnias negra interessados e empenhados nesta carreira - fenômeno que acontece pela falta de motivação para modelos negros. No lado dos estilistas, o que eles pensam? Existe um número significativo de estilistas negros, maior que o número de modelos negros. Esses estilistas negros, quanto aos demais, assumem que para expor um negro em um desfile ou em uma revista precisa de muito mais cuidado, pois se tem uma rígida avaliação do público quanto ao preconceito. Quando qualquer detalhe é sinal de preconceito e racismo. Sendo assim, para estilistas - esses que têm como objetivo abusar da livre expressão e expor toda sua criatividade - se torna difícil não ser acusado de um ataque racista, mesmo quando atuam com o mesmo propósito em modelos de etnia branca. Outro fator influente, é a não venda no mercado negro na Europa - um dos principais mercados da moda - por exemplo. Onde o número de étnicos brancos é muito superior ao número de étnicos negros. Porém o segmento negro no mercado, vem sendo explorado e reconhecido por muitos empresários, desde novos recursos de maquiagem, roupas que combinam melhor com o tom da pele, shampoos especializados para atender o desejo das, principalmente, mulheres.Tendências específicas, principalmente no Brasil, onde é preservado e admirado a cultura afro. Na atualidade, Naomi Campbell, é a negra mais famosa, como modelo. Ela que começou sua carreira com 15 anos e foi a primeira mulher negra a aparecer nas capas das revistas Vogue francesa e inglesa.
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